Nosso país pela visão do povo

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Tiro Pela Culatra


Hoje, aceitando a sugestão de um amigo meu, dedicarei algumas linhas sobre o Juiz Federal Odilon de Oliveira. Este pernambucano de 62 anos, filho de pais lavradores, trabalhador da roça até seus 17 anos de idade, sendo alfabetizado ainda na roça, à noite, em sua própria casa, após dias inteiros de trabalho. Iniciou tarde sua faculdade de direito, vindo a se formar aos 29 anos de idade.

Algumas pessoas talvez o reconheçam.

A alguns anos, quando ainda tinha 56 anos de idade, um email circulava pela internet falando sobre seus "feitos", onde nesta época, sob vigilância de sete agentes federais fortemente armados, dormia no chão de sua sala no fórum da cidade de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, por estar jurado de morte pelo crime organizado.

Este juiz federal já condenou centenas de traficantes internacionais a penas somadas a mais de 900 anos de cadeia, além de confiscar seus bens, que incluíam fazendas, mansões, apartamentos, casas, dezenas de veículos e até mesmo aviões. Como os que pôs atrás das grades, ele perdeu sua liberdade. "A única diferença é que tenho a chave da minha prisão", diz.


Traficantes chegavam a oferecer centenas de milhares de dólares para vê-lo morto, já que sua vara era a que mais condenava traficantes no país. Então recebeu um carro blindado (para tiros de AR-15) e passou a andar escoltado. Chegou a morar no quartel do exército, e até mesmo em um hotel, até que decidiu transformar o Fórum Federal em casa.

Passou a comer marmitex comprados em locais estratégicos, já que também estava ameaçado de envenenamento.

É aí que o tiro saiu pela culatra.


Então, repetindo o conteúdo do email da época, Hora Extra!!! Azar do tráfico que o juiz tivesse que ficar recluso. Acostumado a deitar cedo e levantar de madrugada, ele preenchia o tempo com trabalho, auxiliado por seus funcionários que trabalhavam até altas horas da noite, disparava sentenças.

Não houve muita mídia sobre o assunto.

Desde 2009, o juiz federal mantém um Blog (LINK), onde coloca seus pontos de vista e atualmente, é titular da única vara especializada no processamento dos crimes financeiros e de lavagem de dinheiro de Mato Grosso do Sul, com jurisdição sobre todo o Estado (FONTE: seu próprio Blog).

Finalizo afirmando que Odilon de Oliveira merece nosso respeito e admiração. Não deixou que o crime derrubasse seus ideais, pondo sua vida em segundo plano em favor da sociedade brasileira. É um verdadeiro herói trajado de terno e gravata.


"Courage is resistance to fear, mastery of fear - not absence of fear (Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo - não a ausência do medo)."
Mark Twain (1835 - 1910)


Nenhum comentário:

Postar um comentário