Nosso país pela visão do povo

sábado, 29 de outubro de 2011

Nação Indígena


Já acho que não é mais necessário falar que se trata de mais um assunto polêmico. Para aqueles que estão "por fora" do assunto, desde 2005 existe um grande território na região Norte do país, mais especificamente em Roraima, que foi autodenominada de "Nação Indígena", tanto pelo seu tamanho, quanto pelas nossas leis. Ainda no governo Lula, foi dito pelo próprio que não há nação indígena e que a soberania do território é brasileira (FONTE).

Pois bem. Vamos aos fatos.

Territórios indígenas são considerados politico-economicamente independentes, ou seja, quando você, cidadão brasileiro está cruzando um território indígena, nossas leis NÃO SE APLICAM aos indígenas daquela região. Em outras palavras, o que o "cacique" mandar, é a lei. Isso inclui a possibilidade de ser assaltado por índios (fato muito comum), por exemplo, sem que NADA possa ser feito. Mas a recíproca nem de longe é verdadeira.

Ainda nos atendo aos fatos, se você quiser cruzar um território indígena, deverá ter autorização dos índios. Até aí, nada demais. Agora pense em uma área de 17.431 Km² (um estado como o Rio de Janeiro, por exemplo, possui 43.696 Km²), dentro do Brasil, onde brasileiros não podem entrar. Este é o caso da Reserva/Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Em 2008, depois de decisão do STF de "expulsar" todos os não-índios da região, muito se ouviu sobre ela que acabou se tornando de conflitos entre índios, fazendeiros, polícia federal, força de segurança nacional e exército.

Este último, o exército, comandado na época por uma figura que, a meu ver, tentou nos alertar sobre algo incoerente. Este era o General Augusto Heleno. Chegou a ser fortemente criticado sobre suas idéias, mas vamos continuar nos atentando aos fatos. A reserva estava dentro do território sob seu comando. Além disso, faz parte da área de fronteira nacional com Guiana e Venezuela. Agora, sabendo disso, responda: Como seria possível realizar monitoramento de fronteiras sem poder entrar nessas terras?

Ainda como General, Augusto Heleno foi convidado ao programa Canal Livre da Band. Suas idéias, ao contrário do que o governo tentou colocar, eram plenamente aceitáveis. Caso não tenha visto, aproveite para assistir agora:

Canal Livre 2008: General Augusto Heleno - Parte 1

Canal Livre 2008: General Augusto Heleno - Parte 2

Ainda em 2008, o General Augusto Heleno aposentou-se (ou aposentaram com ele). Provavelmente "ganhou" esta aposentadoria por sua crítica aberta, que não agradava em nada o alto escalão do governo (entenda Lula).

O Brasil tem um estado chamado Roraima que não possui economia. Outro ex-comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, general Mário Matheus Madureira, observou que a quantidade de terras indígenas (46% da área do estado) e de áreas de conservação (27%) pode inviabilizar a economia de Roraima (FONTE). Um estado que possui 73% de área economicamente improdutiva. Agora me vem à mente, por que as áreas indígenas não são as mesmas de conservação? Sem falsidade e papo hipócrita de que quanto mais preservar melhor, pois é conversa de ONG Norte-Americana e ainda muitos dos que dizem isso não abrem mão de uma grande metrópole. E também o fato de o potencial amazônico ser totalmente subutilizado em qualquer ponto de vista que possamos utilizar. Seja para estudos científicos, ou até mesmo no que diz respeito à preservação em si.

Este ano, em 2011 o ex-Comandante Militar da Amazônia Augusto Heleno, esteve novamente presente no programa Canal Livre da Band, e falou sobre a política indigenista, acrescentando o fato da fragmentação do Brasil em várias "Nações", menos a Brasileira, o que favorece ONGs e picaretas em busca de lucro.

Canal Livre 2011: ex-General Augusto Heleno - Parte 1

Canal Livre 2011: ex-General Augusto Heleno - Parte 2

Nosso povo não toma conhecimento deste tipo de problema. Mesmo quando é divulgado, não há o devido interesse e nem cobrança. Nós possuímos um país MILHONÁRIO no que diz respeito a reservas naturais, mas pouco se busca retirar disso. Não estou falando de desmatar nenhuma reserva, mas o poder da Amazônia é desconhecido de todos. São valores que poderiam beneficiar a humanidade. Quem sabe a cura do câncer não está perdida por ali? Mas também não digo que o governo brasileiro é incapaz de realizar tal feito, BASTA QUERER.

Para aqueles que desejarem ler mais a respeito, seguem alguns links de entrevistas e reportagens:

MercoPress: Brazilian military warn incoming Defence minister forces are ‘non political, non partisan’
Folha.com: Política indigenista é lamentável e caótica, diz general


E novamente fecho com mais uma citação:

"An unsolved problem is an ill-posed problem (Um problema sem solução é um problema mal colocado)."
Ralph Waldo Emerson (1803 - 1882)

Nenhum comentário:

Postar um comentário